Saiba o básico para escolher uma tinta epóxi para o seu piso!

tinta epóxi

Se você está considerando uma pintura epóxi para o seu piso, em uma rápida pesquisa vai ver que nem todos os produtos à venda são iguais. Você logo descobrirá que existem tintas epóxis 100% sólidos ou sem solvente, a base e mais recentemente as tintas epóxi à base de água.

Algumas são muito mais baratas do que outras para a mesma quantidade de produto aplicado. Então, como você sabe quais diferenças avaliar ao comparar a pintura epóxi para o seu piso? 

Por esse motivo, é importante conhecer as propriedades básicas das tintas epóxi antes de decidir aplicar ou contratar uma empresa de pisos para fazer o trabalho. Esse conhecimento ajudará você a decidir qual produto é melhor para você. Então, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de epóxi para entender melhor as diferenças.

O uso de solventes em tintas epóxi

Água ou solvente são comumente usados como agentes facilitadores para as tintas epóxi e auxiliam na adesão, facilidade de aplicação e propriedades autonivelantes. Eles também contribuem para um tempo de trabalho mais longo, também conhecido como tempo de trabalho da tinta. Uma vez que você mistura a parte A da resina com a parte B do endurecedor, a ação se inicia, porquê o epóxi começa a curar e deve ser aplicado no piso antes que o tempo de trabalho não permita mais uma aplicação uniforme da tinta.

Devido à sua facilidade de aplicação, as tintas epóxi com solvente se alastram com mais facilidade e, portanto, preferidos pelos aplicadores. Possuem tempo de trabalho em média de cerca de 1 a 2 horas, o que significa que você tem um tempo maior para aplica-lo no piso.

No entanto, existe alguns inconvenientes. Depois de aplicado, os solventes evaporam e tudo o que resta é o epóxi. O resultado é então um filme de tinta epóxi mais fino do que o aplicado. isso ocorre porque o solvente na tinta epóxi não parte da reação de cura do epóxi e evapora.

isso é definido como a porcentagem em volume do sólido no epóxi e é mais evidente na diferença entre a espessura do filme úmido e seco. Por exemplo, se uma tinta epóxi for especificada como tendo 50% de teor de sólidos, ela terá uma espessura de filme úmido de cerca de 200 micras. Uma vez que o transportador tenha evaporado, ele terá uma espessura de filme seco de 100 micras. Como consequência do uso de solventes, a tinta terá menor durabilidade.

Esmalte ou tinta epóxi à base de solvente

Dos 3 tipos de tinta, epóxi é a mais antiga e mais comumente disponível no mercado. O solvente costumava ser o veículo preferido para as tintas epóxi por várias razões: Facilita o alastramento e costumava proporcionar um acabamento um pouco mais brilhante.

No entanto, o maior problema com produtos à base de solvente é a sua DURABILIDADE. Com o uso de solvente, o filme da tinta epóxi uso de solventes, o filme da tinta epóxi fica mais frágil para condições de tráfego médio a intenso. Tinta epóxi com solvente apresentam durabilidade de 1 ano ou menos, conforme vemos casos recentes.
Devem ser aplicados em pelo menos 2 demãos, pois se aplicados em alta espessura apresentam emborrachamento devido ao aprisionamento de solvente.

Nas fotos acima, vemos o desgaste de uma tinta epóxi com solventes com menos de um ano de aplicação

O alto teor de VOC (compostos orgânicos voláteis) é um outro problema. Eles não podem ser usados em ambientes fechados por causa do solvente que evapora. se você os usar em locais com pouca ventilação, deve usar um respirador facial ao fazer a aplicação e evitar qualquer tipo de equipamento que possa gerar faíscas ou chamas, como aquecedores de água ou fornos devido aos vapores dos solventes que ficam em suspensão por horas e são altamente inflamáveis.

Esmaltes ou tintas epóxi à base de água

Os esmaltes ou tintas epóxi à base de água, por outro lado são mais recentes e começaram a ganhar destaque com as limitações de uso de tintas epóxi com alto teor de solventes. Muitos produtos no mercado ainda não provaram serem tão duráveis quanto a maioria dos produtos à base de solventes, nem com as tintas epóxi 100% sólidas.

A grande vantagem é não gerar vapores ou odor como as tintas epóxis à base de solventes, tornando-os também ecologicamente correto.

Alguns epóxis à base de água podem ser aplicados em concreto ainda úmido e funcionam bem como selantes para evitar a pressão hidrostática criada pela transferência de vapor de água.

Tinta epóxi 100% sólidas ou sem solvente

Uma tinta epóxi 100% sólidos ou sem solventes não contém água ou solvente para evaporar, isso cria um filme seco de tinta muito mais espesso. Não há solventes para se preocupar, tornando-o ecologicamente correto, e a tinta epóxi cura usando apenas catalisadores químicos.

Eles são comumente usados para aplicação industriais, comerciais e até residenciais. A tinta epóxi 100% sólidos é mais resistente à abrasão, produtos químicos e manchas do que seus equivalentes à base de solvente e água. Pode ser aplicado em alta espessura em uma única camada, diferente dos produtos à base de solvente que ao aplicar em alta espessura, curam parcialmente e ficam emborrachados. Podem durar até 20 anos ou mais. Isso o torna de longe o Epóxi mais durável para pisos.

No entanto, a tinta epóxi 100% sólidos pode parecer mais difícil de trabalhar porque apresenta consistência mais espessa e um tempo de trabalho mais curto de apenas 20 a 40 minutos, dependendo da temperatura. Siga sempre as recomendações do fabricante para obter uma aplicação bem-sucedida.

Embora mais caros, 100% sólidos são os revestimentos de piso mais baratos quando se compara espessura e durabilidade.

Tinta epóxi 100% sólidos aplicado em piso de concreto de garagem de edifício comercial após 3 anos de uso.

Conclusão

Mesmo usando os melhores produtos de revestimento do mercado, a má preparação da superfície pode arruinar um trabalho. A deficiência na preparação da superfície reduzirá a vida útil da tinta epóxi escolhida. Escolher um produto sem se atentar aos detalhes de uso, também compromete sua eficácia.

A maioria das tintas epóxi vendidas nas grandes lojas e varejo não tem muito mais do que 50% de sólidos. Eles são indicadores para aplicações em estruturas metálicas e são facilmente vendidas para aplicação em pisos devido ao seu custo serem em torno de 20% mais barato que as tintas epóxi 100% sólidos e pela disponibilidade nessa lojas.

Tintas epóxis 100% sólidos requerem menos demãos para atingir a espessura de filme desejada do que outras opções. Cada vez mais empresas e comércios estão optando por tintas 100% sólidos pela sua durabilidade comprovada.

A Eltech Química e sua experiente equipe tem como objetivo avaliar as causas dos problemas das mais diversas situações, e assim, apresentar as melhores soluções com o custo adequado para pisos e revestimentos em epóxi.

Autor: Lucas Bissoli

Vamos conversar?

Entrem em contato com a Eltech tire suas duvidas, conheças as nossa novidades e solicite uma amostra.