Os aditivos químicos para concreto são cada vez mais usados na construção civil pelas diversas vantagens que apresentam. Mas, quais são esses aditivos e como eles agem no concreto?
Bem… a primeira parte da pergunta é resposta mais fácil. Os aditivos químicos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de concreto para modificar suas propriedades físicas, facilitando seu manuseio e oferecendo vantagens que naturalmente não poderiam ser obtidas.
Mas, a segunda parte é mais complexa. Existem muitos adesivos para concreto e eles devem utilizados conforme a necessidade de quem está construindo. Então, um precisa de um concreto mais impermeável; outro quer mais resistência e um terceiro precisa de um processo de cura mais rápido.
Mas, felizmente, para todos eles, essas e muitas outras características podem ser conferidas ao concreto por meio de aditivos específicos.
Aditivos químicos para concreto e suas funções
A química tem importante função na construção civil
Os principais tipos de aditivos químicos para concreto são:
1. Incorporadores de ar
Esse tipo de aditivo, como o próprio nome indica, adiciona ar ao concreto. Assim, melhora sua resistência à compressão, à abrasão e ao impacto. Além disso, ao produzirem bolhas de ar uniformes no concreto, os incorporadores de ar também reduzem a permeabilidade do concreto, o que o torna mais resistente à corrosão e ao ataque químico.
Saiba mais sobre incoporadores de ar
2. Redutores de água
Esse tipo de aditivo reduz a quantidade de água necessária para produzir uma mistura de concreto de determinada consistência. Ou seja, isso resulta em um concreto mais resistente e durável, com menor custo.
3. Plastificantes
Os aditivos plastificantes melhoram a trabalhabilidade do concreto, tornando-o mais fácil de bombear, transportar e colocar. Além disso, eles também reduzem a quantidade de água necessária, o que resulta em um concreto mais resistente e durável.
4. Acelerantes
Esses aditivos aceleram o tempo de pega e de endurecimento do concreto. Portanto, são muito úteis em aplicações onde é necessário reduzir o tempo de cura.
5. Retardantes
Esses aditivos, ao contrário do tipo anterior, retardam o tempo de pega e de endurecimento do concreto. Assim, são muito útil condições climáticas adversas ou onde é necessário estender o período de cura.
6. Aditivos de controle de PH
Esses aditivos controlam o pH do concreto, o que pode afetar suas propriedades. Por exemplo, um pH mais alto pode melhorar a resistência à corrosão do concreto.
7. Aditivos químicos impermeabilizantes
Esses aditivos reduzem a permeabilidade do concreto. Ou seja, o torna mais resistente à água e à umidade.
8. Aditivos químicos anticongelantes
Os aditivos desse tipo evitam que o concreto congele durante a cura. Assim, eles são muitos úteis em regiões de clima frio, em aplicações subaquáticas ou em qualquer aplicação exposta a temperaturas abaixo de 5C, como nas câmaras frias de frigoríficos.
9. Inibidores de corrosão
Esses aditivos ajudam a proteger o aço da armadura do concreto contra a corrosão. Em outras palavras, eles reagem com o aço para formar uma camada protetora que impede a corrosão.
A Eltech Química produz a maioria dos aditivos para concreto usados no mercado brasileiro. A empresa foi criada para oferecer produtos químicos de alta qualidade, voltados para a construção civil. Além disso, a Eltech conta com uma equipe altamente técnica e atende empresas de todos os portes e tamanhos, destacando-se o Metrô, a MRV e a AstraZeneca.
Se você gostou desse conteúdo, deixe o seu like. E se tiver dúvida, não deixe de nos consultar. Estamos à sua disposição.