Como avaliar os problemas nos pisos dentro de câmaras frigoríficas.

O problema mais comum que é o esborcinamento (quebra) das bordas das juntas normalmente estão relacionados com os impactos das rodas dos veículos de transporte, sejam eles empilhadeiras ou carrinhos transportadores de pallets.

Normalmente os selantes flexíveis que foram aplicados na época da construção, podem se soltar e a movimentação da mesma é travada pelo congelamento. As placas de concreto que se movimentam por oscilações térmicas ao estarem travadas quebram as bordas das juntas, iniciando assim a formação de buracos ao logo das juntas.

Um outro problema típico nos pisos das câmaras e muito comum está localizado nas soleiras das portas das câmaras ou da anti-câmara. A origem normalmente do problema está relacionada a uma fissura que pode ocorrer exatamente na posição da soleira, a qual ocorre exatamente na posição da viga baldrame que está sob o piso de concreto. As movimentações e tensões formadas nesta região podem se refletir em fissura na camada do piso e ser iniciado com o uso da área o esborcinamento das bordas ao logo da fissura e buracos na região serem formados.

Para qualquer que seja o caso, o fundamental é saber avaliar além das dimensões do problemas, dimensões dos buracos, largura, comprimento e profundidade, avaliar também as condições do que está abaixo da camada deteriorada e das adjacências, pois obviamente não se deve efetuar um reparo localizado se o que estiver embaixo ou ao lado não estiver bom.

Autor: Ricardo. N. Salomão.

Venha consultar um de nossos Especialistas

Entrem em contato com a Eltech tire suas duvidas, conheças as nossa novidades e solicite uma amostra.