Os principais problemas nos pisos de câmaras frigoríficas estão relacionadas a diversos motivos, mas quatro deles são muito comuns.
A seguir você vai conhecê-los e saber como lidar com eles.
Os principais problemas nas câmaras frigoríficas
1 – O problema mais comum é o esborcinamento (quebra) das bordas das juntas. Esse problema, normalmente, está relacionado com os impactos das rodas dos veículos de transporte, sejam eles empilhadeiras ou carrinhos transportadores de pallets.
2 – Fissuras ou delaminações provocadas por oscilações térmicas, pela expansão da água que congela aumentando de volume e, principalmente, na área da antecâmara, local onde as temperaturas variam muito.
3 – Normalmente, os selantes flexíveis que foram aplicados na época da construção podem se soltar e a sua movimentação acaba ficando travada pelo congelamento. As placas de concreto que se movimentam por oscilações térmicas ao estarem travadas quebram as bordas das juntas, iniciando assim a formação de buracos ao longo das juntas.
4 – Outro problema típico nos pisos das câmaras está localizado nas soleiras das portas das câmaras ou da antecâmara. A origem do problema normalmente está relacionada a uma fissura que pode ocorrer na viga baldrame, que está sob o piso de concreto. As movimentações e tensões formadas nesta região podem se refletir em fissuras na camada do piso. Assim pode ser iniciada, com o uso, uma área o esborcinamento das bordas ao longo da fissura, além de buracos a serem formados na região.
Soluções
Estes são os principais problemas nos pisos de câmaras frigoríficas. Para a solução de qualquer um deles, o fundamental é saber avaliá-los adequadamente. O primeiro passo é ficar atento às dimensões do buracos, certrificando-se da sua largura, comprimento e profundidade. É necessário também avaliar as condições do que está abaixo da camada deteriorada e das adjacências, pois obviamente não se deve efetuar um reparo localizado se o que estiver embaixo ou ao lado não estiver bom.
A Eltech Química conta com um time com experientes profissionais que sabem avaliar o problema e aplicam a tecnologia que tanto tem sido utilizada por diversos frigoríficos.
Somente um bom concreto não tem o desempenho adequado para este tipo de ambiente. Nos pisos e é requerido trabalhos com uretano de elevada espessura, ELTECH PISO UR material que protege a estrutura do piso das infiltrações, delaminações e resiste as rodas rígidas tendo coeficiente de dilatação térmica semelhante ao do substrato de concreto, dilatando e retraindo com as eventuais variações térmicas sem desplacar.
A Eltech e sua experiente equipe está preparada para avaliar as causas dos problemas por ser uma equipe conhecedora dos comportamentos dos pisos diante das oscilações térmicas, mantendo produtos com coeficiente de dilatação térmica semelhantes, bem como efetuar o adequado preparo das superfícies e utilizando o primer adequado para substratos úmidos e com osmose.
Desta maneira a ELTECH QUÍMICA tem se consagrado como a empresa em destaque para reparos em pisos industriais.